Os ribeirinhos de Urubuoca/PA têm acompanhado nos últimos meses o início da realização de um sonho. A primeira Escola de Várzea está sendo construída na Ilha pela Várzea Construção Sustentável.
Devido aos tempos de cheia, algumas escolas mais próximas dos rios são atingidas pelas enchentes e o acesso das crianças à educação é dificultado. Mas a Escola de Várzea veio para ajudar a transformar esse cenário, pois sua estrutura de palafita terá um sistema de elevação hidráulica natural.
Esse sistema é composto por flutuadores que fazem a estrutura subir e descer junto com o nível do rio, de forma estável. Assim, o local não será atingido por enchentes.
Os ribeirinhos da região de Urubuoca/PA poderão ter acesso à educação durante o ano inteiro, independentemente dos tempos de cheia. Além do sistema de flutuadores, a estrutura dessa escola possui outras tecnologias.
Outras Tecnologias da Primeira Escola de Várzea
- Água tratada e esgoto tratado
- Fossa biodigestora
- Energia limpa, com placas fotovoltaicas
- Telhas isotérmicas
- Rede ad-hoc
Afinal, como a ideia surgiu?
Tudo começou com outro sonho do José Coelho, ribeirinho que idealizou a Casa de Várzea – projeto de moradia digna e segura para as comunidades ribeirinhas. A Casa de Várzea tem as mesmas tecnologias da Escola. Saiba como esse primeiro projeto começou:
Quer ficar por dentro das novidades sobre a construção da Escola de Várzea? Acompanhe as nossas redes sociais e não perca nenhuma atualização.