Morar na beira do rio tem seu lado bom: a pesca, o cultivo de plantios e de gados, tomar banho e lavar roupas na margem, entre tantas outras vantagens. Mas junto a isso, vem o lado ruim: a casa alagada, os móveis apodrecidos e, por fim, a despedida da casa até a seca voltar.
Infelizmente, essa é a realidade de mais de 7,5 milhões de pessoas no mundo. Se você é um ribeirinho e está cansado de perder quase tudo e ter que reconstruir sua vida todos os anos, nós podemos ajudar por meio do projeto de moradia segura Casa de Várzea.
Casa de Várzea mudará a realidade de quem tem casa alagada pelo rio
O projeto Casa de Várzea foi feito para mudar a realidade dos ribeirinhos, sem que eles precisem sair de onde vivem. A estrutura da casa sobe e desce junto com o nível do rio. Ou seja, sua família não vai mais precisar sair do seu lar nos tempos de cheia, pois não haverá mais casa alagada, já que ela estará sã e salva.
Esse projeto foi criado por José Coelho, ribeirinho de Juruti/PA, que viveu na pele as consequências das cheias dos rios. Além dessa iniciativa, a primeira Escola de Várzea está sendo construída na Ilha de Urubuoca/PA pela Várzea Construção Sustentável.
Um conjunto de tecnologias sustentáveis
Isso tudo é possível porque a Casa de Várzea tem um conjunto de tecnologias envolvidas que, além de torná-la segura, faz com que ela produza o próprio gás, energia elétrica e água potável. Já pensou em ter tudo isso dentro da sua casa? Demais, né?
Sem contar nos outros benefícios, como o acesso à internet e ao tratamento de esgoto. Mas, você deve estar se perguntando, como ter uma Casa de Várzea? A resposta está logo abaixo.
Como ter uma Casa de Várzea?
Primeiro, acompanhe a Casa de Várzea nas redes sociais e, depois, apoie o Estatuto do Ribeirinho, documento que formaliza todos os direitos das populações ribeirinhas.
Esse Estatuto já é um projeto de lei (PROJETO DE LEI N° 2916, DE 2021). que foi criado por Jader Barbalho, Senador do Pará, e está em trâmite no Congresso Nacional. O governo paraense apoia o projeto que, ao ser aprovado, fará com que a Casa de Várzea seja uma realidade para as comunidades ribeirinhas.
Por isso, é muito importante que você acompanhe o nosso projeto para saber das últimas novidades sobre o Estatuto do Ribeirinho, além de conhecer todas as características da Casa de Várzea:
Aproveite e compartilhe o nosso projeto com os seus amigos para que mais pessoas possam ser transformadas por ele e, assim, não tenham mais a casa alagada pelos rios.